CREMOS...
BIBLIOLOGIA (doutrina das Escrituras)
CREMOS que a coleção de 66 livros conhecida como Bíblia Sagrada, Escrituras ou Palavra de Deus é a Perfeita, Sublime e Final expressão da Revelação de Deus aos homens.
CREMOS na inspiração verbal (cada palavra) e plenária (toda palavra) das Escrituras, portanto a Bíblia É Palavra inspirada de Deus de Gênesis a Apocalipse isenta de erros ou equívocos, única regra de fé e prática e autoridade suprema para a Igreja, sendo suficiente para encaminhar o homem em direção a Deus. “...Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra...” (II Timóteo 3:16 e 17).
TEOLOGIA (doutrina de Deus)
CREMOS que há um só Deus Vivo e Verdadeiro, Criador, Governador e Sustentador de todas as coisas e que em sua NATUREZA Deus é Espírito, portanto Ele é Imaterial, Incorpóreo e Invisível: “...Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade...” (João 4:24);
CREMOS na Auto existência de Deus, na sua Eternidade, na Onisciência (Ele sabe todas as coisas), na Onipotência (Ele tem todo o poder), na Onipresença (Ele está em todo o lugar) e na Imutabilidade (Deus não muda e não pode ser mudado), ou seja, Deus não muda em sua essência, atributos, natureza, consciência, vontade, desígnios e promessas; Ele também é Santo, ou seja, absolutamente separado da iniquidade moral e do pecado, é Justo e Verdadeiro, Bondoso, Misericordioso e Longânimo
CREMOS na UNIDADE e na TRINDADE DIVINAS, ou seja, Ele é o Único Deus e sua natureza divina é uma unidade indivisível “...ouve, ó Israel, o Senhor Nosso Deus é o único Senhor...” (Deuteronômio 6:4), mas esse Único Deus, manifesta-se em uma Trindade na forma de três pessoas igualmente eternas e idênticas em substância, mas distintas em existência: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; cada um deles exerce um ofício distinto, mas coexistem em perfeita harmonia sendo indivisíveis eternamente;
CRISTOLOGIA (doutrina de Cristo)
CREMOS tanto na deidade de Nosso Senhor Jesus Cristo (Ele possui todos os atributos divinos tratados acima) como também em sua humanidade (Ele é 100% Deus e 100% homem e por isso é chamado tanto de o Filho de Deus como de o Filho do Homem).
CREMOS no nascimento virginal de Jesus Cristo; Ele foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Em sua humanidade Jesus sofreu privações e limitações físicas e foi tentado, mas viveu uma vida sem pecado “...porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado...” (Hebreus 4:15)
CREMOS na sua morte resultante de uma escolha espontânea da parte Dele e na eficácia da mesma para nossa salvação, pois foi uma morte expiatória (satisfez a pena que o pecado exigia na cruz do calvário), vicária (em nosso favor), substitutiva (em nosso lugar) e propiciatória (satisfez a justiça de Deus) “...E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo...” (I João 2:2)
CREMOS na ressurreição corporal de Jesus Cristo ao terceiro dia segundo as Escrituras e que após sua ascensão Ele foi exaltado e glorificado “...Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome...” (Filipenses 2:9) e atualmente exerce sua obra mediadora no céu. “...Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem...” (I Timóteo 2:5)
PNEUMATOLOGIA (doutrina do Espírito Santo)
CREMOS na personalidade do Espírito Santo e também na divindade do Espírito Santo, portanto, uma das pessoas da Trindade.
CREMOS que o Espírito Santo teve atuação direta na Criação e Preservação do mundo como pessoa da Trindade, bem como teve atuação direta na Inspiração das Escrituras Sagradas, revelando aos santos homens de Deus o que estava encoberto ou era desconhecido deles como também supervisionando o que cada um escreveria.
CREMOS que na vida do descrente, o Espírito Santo é aquele que o convence do pecado, da justiça, do juízo e que na vida do crente Ele santifica, conforta, regenera e sela aqueles que creem em Jesus Cristo; Ele ainda capacita os crentes a usarem os dons espirituais para realização da obra do Senhor. “...Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil... Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer...” (I Coríntios 12:7 e 11)
ANTROPOLOGIA (doutrina do Homem)
CREMOS que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus; o homem foi criado em inocência, moralmente perfeito, mas voluntariamente pecou pois Deus dotou o ser humano do livre arbítrio de decidir entre o bem e o mal: “...E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás...” (Gênesis 2:16, 17)
CREMOS que o ato voluntário do homem em pecar resultou na “queda” de toda a humanidade. Todo ser humano que vem ao mundo encontra-se em estado de perdição: “...Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram...” (Romanos 5:12). Sendo assim, nenhum ser humano pode ter comunhão com Deus em seu estado natural, pois está separado Dele “...porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus...” (Romanos 3:23).
CREMOS que o pecado não somente trouxe como castigo ao homem a morte física, mas também a morte espiritual (separação de Deus)
SOTERIOLOGIA (doutrina da Salvação)
CREMOS que Deus providenciou um caminho de salvação para o homem que não está baseado em obras que o homem possa realizar, mas na gratuidade oferecida pela fé no sacrifício expiatório de Jesus Cristo na cruz do calvário “...Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie...” (Efésios 2:8, 9).
CREMOS que a salvação do homem está condicionada ao arrependimento e a fé no sacrifício de Jesus: “...A saber. Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação...” (Romanos 10:9, 10).
CREMOS que o sacrifício vicário de Jesus Cristo no madeiro é suficiente para nos redimir e justificar diante de Deus, pois Ele tomou o nosso lugar; o justo pelos injustos, e esta salvação gratuita oferecida por Cristo também é eficaz e eterna, não havendo nenhuma possibilidade de que um ser humano que tenha se arrependido e crido em Jesus Cristo venha “cair da graça” ou perder a salvação: “...Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida...” (João 5:24)
ESCATOLOGIA (doutrina das Últimas Coisas)
CREMOS na volta iminente do Senhor Jesus Cristo nos ares para ressuscitar os que morreram Nele e arrebatar os salvos “...Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor...” (I Tessalonicenses 4:16, 17)
CREMOS que aqueles que rejeitaram seu plano redentor adentrarão a um período de tribulação na terra onde Deus derramará a sua ira sobre todos que rejeitaram sua salvação e que após o período de sete anos de tribulação Cristo regressará triunfante a esta terra juntamente com os salvos e todo olho o verá “...Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem...” (Mateus 24:27) Satanás será amarrado e Cristo estabelecerá o Milênio, real e literal.
CREMOS que ao fim dos mil anos, Cristo permite que Satanás seja novamente solto e saia a enganar as nações e desta forma muitos se rebelarão contra o Reino do Messias. É aí então que Cristo enfim dará um basta a ação de Satanás lançando-o no lago de Fogo e enxofre e Todos os mortos que rejeitaram ao plano de Deus em todas as épocas serão ressuscitados e se apresentarão ante o Grande Trono Branco quando serão condenados por haverem rejeitado ao plano de Deus sendo lançados no lago de fogo e enxofre onde já está o Diabo e serão atormentados para todo o sempre “...E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus... e deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras... e aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo...” (Apocalipse 20:12 a 15).
CREMOS na eternidade futura quando teremos novos céus e nova terra e viveremos para todo o sempre com Cristo “...Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas...” (Apocalipse 21:3 e 4)